Dezenas de cientistas reunidos em Praga no âmbito do 26.º Congresso da União Astronómica Internacional (UAI) passaram os últimos dias a acusar Plutão de ser ter revelado mais pequeno do que a Lua e de ser diferente dos outros planetas devido à sua “órbita muito longa e excêntrica em volta do sol”, pelo que hoje mesmo irão anunciar a sua exclusão do sistema solar. Segundo a agência espanhola EFE, que cita fonte da União, Plutão perderá o estatuto de planeta e receberá um outro de “planeta anão”.
Recorde-se que os cientistas estavam a braços com um dilema: ou reduziam o sistema solar para oito, excluindo Plutão, ou aumentavam-no para 12 incluindo três novos planetas: Ceres, Caronte e Xena, descobertos em 2003, de tamanho igual ou superior a Plutão e por isso com direito a estatuto de planeta.
NOTAS DO EX-PLANETA
Plutão foi descoberto em Fevereiro de 1930 pelo jovem Clyde Tombaugh, que na época tinha 24 anos e conseguiu fotografar o menor dos planetas.
Plutão é o nome latino para Hades, o senhor dos infernos na mitologia grega, local para onde se dirigiam e permaneciam as almas de todos os mortais.
Estima-se que a temperatura na superfície de Plutão atinja qualquer coisa como 230° negativos. Frio bastante para que sua própria atmosfera congele, reaparecendo somente quando o planeta atinge o periélio, o ponto de maior aproximação com o Sol, a 4,42 bilhões de quilômetros de distância.
No comments:
Post a Comment