Sunday, October 01, 2006

MUROS



O Muro de Berlim caiu no histórico dia 9 de Outubro de 1989. Mais de 70 mil pessoas assistiram a sua queda e ao fim da divisão dos alemães em ocidentais e orientais.

Mais recentemente, sob o motivo de segurança contra ataques terroristas, o primeiro ministro israelita Ariel Sharon construiu, na Cisjordânia, o muro que separa palestinianos e israelitas.
O muro de Sharon chegou a 8 metros de altura, ou seja, o dobro da altura do Muro de Berlim.










Agora um outro muro vai ser construído. Depois de a Câmara dos Representantes ter dado o seu aval, o Senado norte-americano aprovou sexta-feira a construção de um muro duplo com uma extensão superior a 1100 quilómetros na fronteira com o México, de forma a evitar a entrada de imigrantes ilegais no país. A decisão final está agora nas mãos do Presidente George W. Bush. A iniciativa foi aprovada por 80 votos a favor e apenas 19 contra.
A 14 de Setembro passado, a Câmara dos Representantes já tinha dado luz verde à construção do enorme muro com duas cercas, por 283 votos contra 138.Horas antes da decisão do Senado, a Câmara Baixa aprovara a disponibilização de um montante de 950 milhões de euros para o arranque da construção do muro, no âmbito dos programas de segurança nacional para o ano fiscal de 2007, que começa hoje.
Além do enorme e polémico muro, o Senado aprovou o reforço com uma barreira "virtual", na qual serão utilizados aviões, helicópteros, lanchas, cães treinados, luzes de alta potência e uma panóplia de outros equipamentos sofisticados. Será ainda reforçada a vigilância nas zonas de fronteira da Califórnia, Arizona, Novo México e Texas.
Foi também aprovada uma verba para a contratação de mais 1500 agentes da patrulha fronteiriça e a construção de centros de detenção com capacidade para acolher mais 6700 imigrantes ilegais até poderem ser deportados.

Estima-se que cerca de 11 milhões de mexicanos vivam nos Estados Unidos.

1 comment:

B94 said...

A mulher do Bush devia ser repatriada também.