Tuesday, October 03, 2006

NOBEL


Alfred Nobel - o homem por detrás dos prémios Nobel

Como todos devem saber, desde 1901 , os prémios Nobel têm vindo a honrar homens e mulheres de todos os cantos do mundo, graças aos seus feitos notavéis, nas mais diversas áreas, das quais se destacam a Física, Química, Medicina, Literatura e os trabalhos levados a cabo no âmbito da Paz.
As fundações que deram origem a este afamado prémio, regressam até 1895, quando Alfred Nobel deixou clara a ideia de distinção de grandes feitos no seu último testamento.
O que a maioria das pessoas não sabe sobre Alfred Nobel, à parte da invençao da dinamite, é que este homem também surpreendeu e excedeu como cientista, inventor, autor e pacifista.

OS FACTOS (!) :
- 780 laureados : 762 indivíduos e 18 organizações já foram presenteados com o prémio nobel;
- 33 mulheres: dos 780 laureados, apenas 33 são mulheres (QUEM DIRIA);
- laureado mais jovem de sempre : Lawrence Bragg, que recebeu o prémio aos 25 anos, conjuntamente com o seu pai, na área da Física;
- laureado mais velho de sempre : Raymond Davis Jr., tinha quase 88 anos quando foi galardoado com o prémio Nobel, em 2002, por investigação no campo da Física;
- laureados que declinaram o prémio: foram dois :
  • Jean Paul Sartre (1964, Literatura) que declinou, já que o faz a todos os prémios;
  • Le Duc Tho (1972, Paz), juntamente com o secretário de estado dos E.U.A, Henry Kissinger, devido as negociações de paz no Vietname. Le Duc Tho declinou o prémio devido à situação aparente do Vietname.

- laureados que foram forçados a declinar o prémio:

  • Richard Kuhn, Adolf Butenandt e Gerhard Domagk foram forçados a declinar o prémio, pela imposição de Adolf Hitler. Estes poderiam receber apenas a medalha e diploma, mas não o valor do prémio
  • Boris Pasternak (1958, Literatura), foi forçado pelas forças governamentais do seu país (ex-URSS), a declinar o prémio.

- múltiplos laureados com o prémio:

  • Marie Curie: Física (1903), Química (1911)
  • L. Pauling: Química (1954), Paz (1962)
  • UNHRC: Paz (1954, 1981)

A QUANTIA (!):

A verdade é que, Alfred Nobel, um ano antes da sua morte, e durante a elaboração do seu testamento, estipulou como seria distribuída e aplicada a fortuna que eram fruto duma vida de trabalho. A título de exemplo, menciono apenas duas quantias, que dizem respeito ao primeiro ano em que surgiu o prémio, e à quantia actual:

- 1901 - 150, 782 SEK

- 2006 - 10, 000, 000 SEK

Como é evidente, os prémios sofreram variações ao longo do tempo.


2 comments:

Indis said...

Isto toda a gente já sabe:
Prémios Nobel portugueses-
Egas Moniz (Prémio Nobel da Medicina em 1949);
José Saramago (Prémio Nobel da Literatura em 1998).

chiclete said...

discordo desse ultimo! esse senhor é um bocado secante, excepto o ensaio sobre a cegueira.